Início > 11.04, Dois monitores, Linux, Natty Narwhal, NVidia, Ubuntu > Dois monitores no Ubuntu 11.04

Dois monitores no Ubuntu 11.04

Olá pessoal,

não sei se vocês já instalaram a versão do 11.04 do Ubuntu (Natty Narwhal) que foi lançada hoje (28/04/2011), mas eu já. A instalação foi tranquila (instalação pura, o update do meu deu pau), mas na hora de começar a brincar com ele, notei que o meu segundo monitor não estava funcionando (estava funcionando como espelho durante a instalação) isso me deixou um pouco chateado pois dos 4 que atualizaram suas versões, apenas a minha (é claro)  que deu problema com os monitores.

Pois bem, resolvi então correr atrás de resolver. Segui basicamente os passos que já são famosos para aqueles que possuem uma placa NVidia.

1 – Instalar e habilitar o driver proprietário da NVidia.

2 – Reiniciar o Ubuntu (Fãs do Windows, não adianta rir).

3 – Executar o “NVIDIA X SERVER” e mandar procurar os monitores e configurá-los para trabalhar como TwinView (Desktop expandido).

Bom, geralmente esses passos funcionavam, mas infelizmente não dessa vez. =/ Foi daí que tive que apelar para a velha e boa linha de comando.

Abra o terminal e digite as seguintes linhas:

sudo -i

dpkg-reconfigure xserver-xorg

Depois de executar os comandos acima (acho que não preciso explicar né?), basta reiniciar o X (ou simplesmente reiniciar o computador) e executar o passo 3 novamente. Pronto, seu segundo monitor deve estar funcionando (se não estiver, comece a fuçar os forums =p).

[]’s

  1. Iuri
    30/04/2011 às 11:12

    Cara para mim deu o mesmo problema, eu habilitava os 2 monitores e dava pau…
    fiz como vc disse e tentei de novo e funcionou… muito obrigado 😉

    espero q a proxima atualização do ubuntu seja como a do windows 7, detecta e ja expande a area de trabalho, nao precisand0o mexer em nada!

    😉

    • 30/04/2011 às 12:46

      Fico feliz em saber que a dica foi util. Quanto a proxima atualização do Ubuntu, acho que isso é um dos maiores desejos de todos, então só nos resta torcer né? 😉

      []’s

  2. luis
    07/05/2011 às 11:13

    Boa tarde, tou com o mesmo problema.
    Tentei seguir esses passos e não deu nada.
    Se alguem tiver mais ideias…
    Abraço

  3. 01/07/2011 às 11:23

    Tenho o Kubuntu 10.04 instalado no 2o e 3o HD’s em RAID0. Fazer o upgrade pro 11 não funciona, ele perde o grub, também instalar do zero, mesmo com o alternate-cd não monta o raid.
    O Ubuntu 11.04 (KDE) ainda está muito instável, fico me perguntando como é a organização do pessoal da Canonical pra resolver um problema numa versão mas levá-lo para a nova.
    Quando é lançada uma nova versão eu fico com coceira, mas esse tipo de situação desanima, principalmente pq ao fazer o downgrade, precisa limpar todos os arquivos de configuração do seu /home.
    Talvez o esquema seja sempre usar um LTS, cou ficar com o freio de mão puxado, por enquanto.

    • 01/07/2011 às 11:58

      Cara…

      Eu também tenho esse mal de instalar tudo (mesmo que em Alpha 1) sempre que aparece. Muitas vezes acabo acreditando que um projeto como o Ubuntu esteja estavel o suficiente, mesmo em Nightly builds e tal, e acabo sempre quebrando a cara (ate pq sempre uso como versão para o dia-a-dia).
      Mas de qualquer forma, mesmo eu dizendo que só vou trocar qnd chegar uma versão LTS, nunca consigo aguentar quando chega aquele colega e começa a mostrar a “a nova cor” de um botão… eu simplesmente tenho que ter também! =D

      Mas concordo com você que o correto seria esperar por versões mais estáveis, ou então utilizar seus amigos (caso você tenha amigos como eu) como cobaia antes! 😉

      []’s

  4. Mark
    15/12/2013 às 06:36

    Eu gosto de usar em ubuntu – Free ferramenta Valentina Studio, faz tudo o que eu preciso, e faz isso muito bem http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

